Blog

Ecoprint

Técnica de estampagem com folhas e flores naturais, onde suas cor imprime no tecido por contato e cozedura. Técnica que utiliza tecidos com fibras naturais, podendo ser vegetais (algodão e linho) ou animais (seda e lã). O resultado final depende da distribuição das folhas e da cor que a mesma armazena em seu interior, portanto cada peça é única e exclusiva.

Porque usar tecidos de fibras naturais?

São tecidos macios, respiráveis e duráveis, proporcionam bem estar, conforto e são benéficos `a saúde e ao meio ambiente, além de resistentes e muito agradáveis ao toque.

Algodão

Algodão é um tecido macio, respirável e durável.

Curiosidade:

O tecido de algodão é conhecido desde os tempos pré-históricos; há fragmentos datados do quinto milênio a.C. foram encontrados na civilização do Vale do indo, bem como restos de tecidos datados de 4200 a.C. no Peru.

O algidão é cultivado desde a antiguidade, e após a invenção de Eli Whitney (1765-1825) o descaroçador de algodão, foi possível baixar o custo de produção e popularizar, sendo hoje o tecido de fibra natural mais utilizado na indústria têxtil.

Linho

O linho é um presente da natureza, um tecido natural, macio e suave para a pele, que tem uma longa história na moda e na cultura portuguesa. É uma planta resistente que cresce facilmente sem necessidade de muitos recursos. É também uma das fibras têxteis mais fortes e duradouras.

Seda

A seda é uma fibra proteica natural formada pelo enrijecimento de um líquido viscoso secretado pelo bicho da seda. Com ela se produz tecidos leves, brilhantes e macios, com uma aparência cintilante, que refrata a luz. Sua composição é de 97% de proteínas quando usamos uma peça de seda, é como se tivéssemos com uma segunda pele.

Curiosidade: Quando eu era criança tinha muita dor de garganta e minha mãe amarrava um lenço de seda no meu pescoço, dizia que era para eu melhorar.

Aguarela Têxtil

Técnica de estampagem com pigmentos, fixadas por vapor, em tecidos com fibras naturais, podendo ser vegetais (algodão e linho) ou animal (seda). Carmen Cordeiro cria seus próprios desenhos e reproduz manualmente, tornando cada peça uma obra de arte.